ESPECIALIDADES

Saúde Mental

 

Saúde Mental 

 

A AHM oferece uma equipe multidisciplinar de excelência que atua na avaliação, no tratamento, acompanhamento psiquiátrico, atendimento às famílias e na reinserção social e laboral de pessoas que apresentam problemas decorrentes do uso de álcool, dependência química, bem como transtornos e patologias de tratamento na área da psiquiatria.

Toda a equipe trabalha em conjunto para obter os melhores resultados por meio de tratamentos específicos para a necessidade de cada indivíduo.

Destacam-se:

 

Clínica Geral

Após a triagem, e verificação dos sinais vitais, o primeiro atendimento ocorre pelo médico clínico geral. Este profissional através da anamnese percebe as condições orgânicas do paciente e realiza uma primeira avaliação das condições mentais a ser repassadas ao psiquiatra. Após, havendo necessidade, são tratadas de forma medicamentosa as alterações orgânicas, juntamente ao tratamento psiquiátrico.

 

Enfermagem

Os profissionais dessa equipe têm como principal objetivo oferecer assistência integral e cuidado ao paciente e seus familiares, que têm a enfermagem como referência no processo de atenção hospitalar.

Para que o trabalho seja desempenhado com a competência, agilidade e responsabilidade que a função requer, os profissionais de enfermagem seguem protocolos de atendimento gerenciados e procedimentos e rotinas bem descritos, o que garante a qualidade do trabalho assistencial e propicia um ambiente seguro para o profissional e para o paciente.

 

Nutrição

O profissional nutricionista acompanha os pacientes internados, fazendoo diagnóstico nutricional e definindo a dieta mais adequada às condições, hábitos e necessidades de cada paciente, promovendo uma alimentação adequada, incentivando perda, ganho ou controle de peso conforme cada situação. Há uma rotina de pesagem, registros e orientações nutricionais, promovendo auto estima e valorização do conjunto corpo-mente.

Regularmente são promovidas palestras enfatizando uma alimentação saudável, com entrega de folder explicativo dos valores nutricionais de alguns alimentos, incentivando continuação de dieta saudável pós-alta.  São realizadas  ainda oficinas de culinária, com o intuito de realizar receitas saudáveis, dando preferência para a utilização dos itens cultivados pelos pacientes na horta.

 

Psicologia

Sua finalidade é oferecer assistência psicológica ao cliente desde a sua internação e durante todo o tempo do tratamento. Participa do acolhimento inicialao internado e a seu acompanhante ou familiar. Durante o rapport objetivo é estabelecer um bom vínculo, esclarecer e refletir juntamente com o cliente e pessoas que o acompanham, a causa da internação de modo que prevaleça o impacto positivo ofertado pelo tratamento, como: desintoxicação, redução da ansiedade, controle dos sintomas e outras manifestações de sua patologia. 

Ressalta portanto, a sensibilização do cliente em relação à importância de sua participação no processo de recuperação etratamento, bem como mantém contato com os  familiares do mesmo durante o período do tratamento psiquiátrico e intermedia a relação família/cliente/profissionais que o atendem nos municípios, com o intuito de fortalecer vínculos e potencializar sua estrutura de apoio ao retornar para casa.

Realiza atendimentos individuais, grupos terapêuticos com dinâmicas de grupo, bem como atividades em conjunto com outros membros da equipe.

 

Psiquiatria

Através do profissional psiquiatra são realizados os diagnósticos, conduta e evolução das mais variadas patologias tratadas na unidade: dependência, transtornos mentais e de comportamento.

 

Serviço Social

​​​​            Atende ao cliente e seus familiares, faz intermediação quanto aos conflitos familiares e sociais, prestando orientação e propondo soluções que atendam a necessidade do momento. Conduz os processos de internações, altas e intercorrências.  Providencia para que as necessidades básicas individuais e de conforto estejam atendidas.

 

 

REUNIÃO DE EQUIPE

 A reunião ocorre semanalmente com a equipe técnica, tem o intuito de discutir e realizar plano terapêutico, pensando forma de cuidado individualizado para cada cliente, bem como definir o processo de alta e realizar encaminhamentos necessários para a reinserção dele na sua vida social e laboral, por meio de contato com a rede de atendimento de cada município e familiares ou responsáveis.

 

VIDEOCHAMADAS

 

VÍDEO-CHAMADA OU LIGAÇÃO DE VOZ: as famílias que não conseguirem comparecer na visita podem estar fazendo vídeo-chamada nas SEGUNDAS-FEIRAS À TARDE e SÁBADOS PELA MANHÃ, Via WhatsApp, no telefone (49) 99990-0089, onde deverão enviar mensagens para realizar o agendamento, sendo permitidas apenas uma ligação por dia, para cada paciente.

VISITAS

·         VISITAS: as visitas serão autorizadas depois de uma semana de internação, nas quartas-feiras à tarde. Um familiar ou responsável deverá entrar em contato para agendar a visita.  É permitido a entrada de 02 familiares e/ou responsáveis por paciente, não havendo possibilidade de troca. Não é permitido a entrada de crianças menores de 12 anos. Pode ser trazido nas visitas frutas, as quais serão divididas com os demais pacientes, bolacha salgada, erva e balas (somente). É obrigatório o comparecimento da família em pelo menos uma visita. 

 

 

VOLUNTARIADO

 

GRUPO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS (A.A.) Os participantes do Grupo de A. A. Fé e Esperança de Mondaí - SC., realizam na Unidade de Saúde Mental, rodas de conversas quinzenais, abordando os doze passos do A.A, e trazem depoimentos sobre a recuperação dos integrantes do A.A.. Também há o momento de escuta sobre o processo de adaptação e evolução do tratamento dos clientes internados.

 

 

VOLUNTARIADO EM PRÁTICAS INTEGRATIVAS COMPLEMENTARES

 

As pessoas voluntárias tem formação nas suas práticas, o que as habilitaexercer o trabalho voluntário com seriedade e propriedade de conhecimentos para sua atuação.

                 

PICS – Práticas Integrativas e Complementares

As Práticas Integrativas e Complementares em saúde (PICS) são recursos terapêuticos, de caráter multiprofissional, que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de doença e promoção de saúde. As PICS representam possibilidades de oferta e cuidado, partindo-se de um olhar para as necessidades individuais de cada pessoa, na multidimensionalidade, em especial as dimensões: física, mental, emocional e espiritual.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) também as denomina como Medicina Tradicional e Complementar/ Alternativa (MTC/MTA). No Brasil, as PICS foram instituídas em 2006 para serem utilizadas no Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da portaria ministerial n 971 que deu origem a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC). Sendo ampliada sua oferta pelo SUS e reconhecimento de novas PICS em 2017 e 2018.

A descrição das PICS acimas são embasadas pelo livro Práticas Integrativas e Complementares no SUS. O (re) conhecimento de técnicas milenares no cuidado à saúde contemporânea. (Vera Lúcia Freitag e Marcio RossatoBadke (Orgs) ).

 

ARTETERAPIA

A arteterapia é prática expressiva artística, visual, que atua como elemento terapêutico na análise do consciente e do inconsciente e busca interligar os universos interno e externo do indivíduo, por meio da sua simbologia, favorecendo a saúde física e mental.

Utiliza instrumentos como pintura, colagem, modelagem, poesia, dança, fotografia, tecelagem, expressão corporal, teatro, sons, músicas ou criação de personagens, usando a arte como uma forma de comunicação entre profissional e paciente, em processo terapêutico individual ou de grupo, numa produção artística a favor da saúde.

 

ACUPUNTURA E AURICULOTERAPIA 

A acupuntura consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo humano, com intuito de atuar como tratamento de doenças físicas e psicológicas. Atualmente, a acupuntura vem sendo usada como complemento para tratar uma variedade de condições psiquiátricas, como depressão, ansiedade, insônia, dor e dependência química.

Já a auriculoterapia, é a utilização de pontos nas orelhas para tratamento de diversos sinais e sintomas comuns em diferentes patologias e atua no âmbito físico, mental e emocional do paciente.

 

 

 

Na ala de saúde mental, as técnicas são disponibilizadas semanalmente, e tem como principal foco trabalhar pontos relacionados a condições psicológicas, emocionais e dependência química. 

Saúde Mental
Yoga - Associação Hospitalar Mondaí

Yoga

Meditação - Associação Hospitalar Mondaí

Meditação

Meditação ao ar livre - Associação Hospitalar Mondaí

Meditação ao ar livre

Exercícios de relaxamento - Associação Hospitalar Mondaí

Exercícios de relaxamento

Psicologia

Sua finalidade é oferecer assistência psicológica ao cliente desde a sua internação e durante todo o tempo do tratamento. Participa do acolhimento inicialao internado e a seu acompanhante ou familiar. Durante o rapport objetivo é estabelecer um bom vínculo, esclarecer e refletir juntamente com o cliente e pessoas que o acompanham, a causa da internação de modo que prevaleça o impacto positivo ofertado pelo tratamento, como: desintoxicação, redução da ansiedade, controle dos sintomas e outras manifestações de sua patologia.
Ressalta portanto, a sensibilização do cliente em relação à importância de sua participação no processo de recuperação etratamento, bem como mantém contato com os familiares do mesmo durante o período do tratamento psiquiátrico e intermedia a relação família/cliente/profissionais que o atendem nos municípios, com o intuito de fortalecer vínculos e potencializar sua estrutura de apoio ao retornar para casa.
Realiza atendimentos individuais, grupos terapêuticos com dinâmicas de grupo, bem como atividades em conjunto com outros membros da equipe.
 

Enfermagem

Os profissionais dessa equipe têm como principal objetivo oferecer assistência integral e cuidado ao paciente e seus familiares, que têm a enfermagem como referência no processo de atenção hospitalar.
Para que o trabalho seja desempenhado com a competência, agilidade e responsabilidade que a função requer, os profissionais de enfermagem seguem protocolos de atendimento gerenciados e procedimentos e rotinas bem descritos, o que garante a qualidade do trabalho assistencial e propicia um ambiente seguro para o profissional e para o paciente.
 

Clínica geral

Após a triagem, e verificação dos sinais vitais, o primeiro atendimento ocorre pelo médico clínico geral. Este profissional através da anamnese percebe as condições orgânicas do paciente e realiza uma primeira avaliação das condições mentais a ser repassadas ao psiquiatra. Após, havendo necessidade, são tratadas de forma medicamentosa as alterações orgânicaas, juntamente ao tratamento psiquiátrico. 

Copyright © 2025 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Popup Agência Web
Fale conosco