O profissional nutricionista acompanha os pacientes internados, fazendo diagnóstico nutricional e definindo a dieta mais adequada às condições, hábitos e necessidades de cada paciente, promovendo uma alimentação adequada, incentivando perda, ganho ou controle de peso conforme cada situação. Há uma rotina de pesagem, registros e orientações nutricionais, promovendo auto estima e valorização do conjunto corpo-mente.
Regularmente são promovidas palestras enfatizando uma alimentação saudável, com entrega de folder explicativo dos valores nutricionais de alguns alimentos, incentivando continuação de dieta saudável pós-alta. São realizadas ainda oficinas de culinária, com o intuito de realizar receitas saudáveis, dando preferência para a utilização dos itens cultivados pelos pacientes na horta.
Atende ao cliente e seus familiares, faz intermediação quanto aos conflitos familiares e sociais, prestando orientação e propondo soluções que atendam a necessidade do momento. Conduz os processos de internações, altas e intercorrências. Providencia para que as necessidades básicas individuais e de conforto estejam atendidas.
A Unidade de Atendimentos Ambulatorial é uma novidade para a entidade. É o departamento aonde abrange consultas nas especialidades básicas da medicina, como clínica médica, pediatria, ginecologia, ortopedia e pequenas cirurgias pouco invasivas. Em geral, esse tipo de unidade médica não oferece internação -, pois só atende casos de média e pequena complexidade. Caso o estado de saúde necessite de internação, a assistência médica ambulatorial deve providenciar a transferência do paciente ou orientá-lo sobre como proceder.
O atendimento é realizado de acordo com agenda. O consultório possui estrutura e equipamentos, materiais e medicamentos que suprem a necessidade da demanda, para melhor atender o cliente.
Quais são as especialidades encontradas na Associação Hospitalar Mondaí?
Agora que já conhecemos os principais aspectos da assistência ambulatorial, que tal ficarmos por dentro das principais especialidades tratadas nesse âmbito? Confira a seguir:
O clínico geral é, como o próprio nome já indica, o médico responsável por tratar do corpo humano em sua totalidade. Esse profissional tem conhecimentos muito amplos e é capaz de diagnosticar e tratar uma série de doenças, além de encaminhar os pacientes aos especialistas em casos mais específicos.
O médico pediatra é, em outras palavras, o clínico geral das crianças. Formado para compreender o funcionamento do corpo dos pequenos, esse profissional pode solicitar o encaminhamento dos pacientes para outras especialidades ou fazer o acompanhamento frequente por meio de check-ups.
A ortopedia é a área que engloba o cuidado com o sistema musculoesquelético, mais precisamente com os ossos. Além de lidar com fraturas e traumas, o ortopedista cuida da prevenção de problemas ósseos das mais variadas naturezas, trazendo mais conforto e qualidade de vida aos pacientes
Essencial para a saúde das mulheres, o médico ginecologista atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas ligados ao trato reprodutor feminino. Além disso, é o responsável pela prescrição de métodos contraceptivos e pela garantia da qualidade de vida das mulheres.
Especialidade que diagnostica e trata as doenças que acometem o coração e todos os outros componentes do sistema circulatório.
Como vimos, as unidades de assistência médica ambulatorial são essenciais para garantir o bom funcionamento do nosso sistema de saúde. Ela atende os casos mais simples e delega os mais graves para os hospitais e centros de atendimento especializados, diminuindo as filas de espera e fornecendo cuidados de qualidade para toda a população!
São situações caracterizadas pela gravidade do estado do paciente, não implicando em perda de vida imediata, mas com possível evolução para o caso modernos, materiais e medicamentos que suprem a necessidade da demanda.